top of page

Fibras&Tecidos

Caxemira

Ao contrário da lã tosquiada de uma ovelha, o pêlo de caxemira é escovado das cabras durante a mudança de pêlo de Primavera e cada cabra pode produzir anualmente entre 300g e 500g de pêlo todos os anos.

 

De forma a ser denominada caxemira, a fibra tem não só que vir de uma Cabra-da-Caxemira mas, tem também de ter um diâmetro máximo de 19 microns e não poderá ter mais do que 3% de fibras com mais de 30 microns.

 

Apesar do seu nome derivar da provincial Indiana de Caxemira, hoje em dia muito pouca da caxemira usada vem da Índia e os fornecedores mais importantes de caxemira são a China, a Mongólia e o Tibete.

 

A caxemira é uma fibra leve, bastante quente e altamente adaptável. A cabra-da-caxemira sobrevive a altitudes entre os 3500m e os 4500m e com temperaturas que vão dos trinta graus positivos aos trinta graus negativos.

Botão
Vicuña

Apesar de ser o membro mais pequeno da família dos camelídeos, as vicuñas têm o melhor pêlo de todos os animais com lã, com apenas 12 microns de diâmetro.

 

Cada vicuña produz cerca de 200g a 500g de lã a cada dois anos.

 

No tempo dos Incas, apenas a realeza tinha permissão para usar lá de vicuña e a lã era recolhida num evento de nome Chacu em que grupos de pessoas rodeavam e encurralavam as vicuñas para recolher o pêlo, libertando-as em seguida.

 

Depois de declarada como espécie em vias de extinção nos anos 70, os esforços de organizações locais e internacionais permitiram recuperar cerca de 125 000 vicuñas no Peru, Chile, Argentina e Bolívia, e quase 20 anos depois da proibição de transacções com vicuña, o comércio de vicuña voltou a ser autorizado.

 

Sendo uma lã sensível ao tratamento químico e uma vez que não é simples de tingir, a vicuña é normalmente deixada na sua cor natural.

 Escorial

Existem várias raças de ovelhas e a lã de cada uma delas varia em cor, espessura, diâmetro e densidade.

 

Cada tipo de lã foi desenvolvido com diferentes características e para usos distintos e dentro de cada tipo, a qualidade da lã varia de acordo com:

  • a saúde e a idade da ovelha, bem como a sua dieta;
  • a raça da ovelha e a parte do corpo de onde é tirade a lã;
  • e claro, as condições meteorológicas e ambientais.

 

As diferentes lãs são classificadas de acordo com o diâmetro e este é medido em microns – um micron equivale a um milésimo de um milímetro.

O diâmetro da fibra é a característica mais importante da lã e determina a sua qualidade e preço.

 

O diâmetro das fibras da lã varia entre 10 e 70 microns sendo que, Fine Wool é a definição para lãs entre 18 e 24 microns e lãs entre 15 a 18 microns são consideradas Superfine Wool ao lado de outras fibras de alta qualidade como a caxemira.

 

Fine e Superfine Wool, as lãs mais utilizadas em tecidos para fatos, são maioritariamente produzidas por ovelhas de raça Merino, na Austrália e Nova Zelândia, que detém cerca de 80% da produção mundial.

bottom of page